"Mais leve e menor consumo
De acordo com a fabricante, com as novidades citadas acima a segunda geração está até 12% mais eficiente no consumo. O melhor desempenho no gasto combustível se deve também à nova transmissão automatizada de 12 marchas e três modos de condução: Eco, Standard e Power.
A aerodinâmica foi aperfeiçoada com a nova cabine, feita especialmente para o mercado brasileiro, e que será aproveitada no Actros europeu. Além disso o cavalo-mecânico está 400 kg mais leve que o antecessor, bem como o eixo traseiro e a suspensão traseira metálica, que perderam 108 kg e 100 kg, respectivamente."
"Piloto automático inteligente
O novo Actros é o primeiro do setor de transporte de carga a vir com o controle de cruzeiro preditivo. Traduzindo, ele freia e acelera sozinho. Ao motorista cabe a função única de conduzir o volante.
Ao contrário do controle adaptativo presente nos carros premium no Brasil, o preditivo usa o GPS e mapas topográficos para ajustar automaticamente velocidade, frenagem e troca de marchas conforme o trecho, antecipando assim subidas, curvas e descidas.
"É mais um passo para um caminhão autônomo no futuro", destaca Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil."